Eu não quero ser sua amante [...]

Um comentário


Como diz o psicólogo Walter Riso em seu livro “Manual para não morrer de amor”: casar-se com um amante é como colocar sal na sobremesa. A montanha russa que ter um amante desencadeia inclui satisfação sexual, carinho, alegria, medo, desilusão, sonhos, amor e desamor, risadas, lágrimas e muitas outras oscilações. Os amantes são sacudidos por uma tormenta de sentimentos que prende sem remédio, e faz com que seja difícil escapar.
Walter Riso diz que o efeito “spa” de ter um amante (relação, massagens, carícias, orgasmos, palavras bonitas, redução de estresse, bloqueio das preocupações por algumas horas) cria um vício muito profundo. Mas são situações que idealizamos e sobre as quais é essencial refletir para ter uma perspectiva adequada.
Nas relações com um amante pode haver um momento no qual queremos transformar nosso amante em nosso parceiro “oficial”, mas é necessário fazer várias perguntas a si mesmoVocê está disposto a enfrentar a opinião dos demais? Você acha que o amor é suficiente para ter uma vida em casal? Será que a paixão vai durar?

As razões para não ser a amante

Quando começamos uma relação com uma pessoa casada ou comprometida, seja homem ou mulher, tudo costuma ser muito bonito ou apaixonante. No entanto, não podemos nos esquecer de que ninguém vai nos valorizar ou amar se não amarmos e valorizarmos a nós mesmos. Nesse sentido, é fundamental fazer uma profunda reflexão no momento oportuno para ter uma perspectiva clara. Eu sei claramente o porquê de não ser seu amante nem de ninguém, e estas são as minhas razões:
Porque você usou, comigo, os argumentos de uma pessoa infiel. “Minha parceira não me faz feliz, mas não posso deixá-la por conta dos meus filhos; faz tempo que não tenho relações sexuais com a minha parceira; me sinto preso à relação; estou muito melhor com você e você faz com que eu me sinta bem.” Esses são os mesmos argumentos que qualquer pessoa infiel ao seu parceiro utiliza para se justificar e enganar o atual parceiro e seu amante.

Mais algumas razões

Mas não somente pelos seus argumentos, também não quero ser sua amante por outras razões:
  • Porque se você faz isso com a sua parceira, também fará comigo. Todos os argumentos que você usa para me convencer a ser sua amante podem ser usados uma ou mais vezes com outras pessoas se eu me tornar sua parceira “oficial”. Porque não acredito em você e não há nada que me faça deixar de pensar que você pode repetir essa situação com outra pessoa.
  • Porque não quero preencher vazios. Não é meu objetivo de vida preencher os vazios que existem em sua vida nem na de ninguém; porque considero que antes você terá que averiguar qual é a causa do seu vazio para poder deixar de senti-lo, e não buscar fora de si mesmo as razões para preencher esse espaço.
  • Porque valorizo a sinceridade e a honestidade. Dentre todas as coisas nos relacionamentos de qualquer tipo com outras pessoas, valorizo a sinceridade e a honestidade como princípios fundamentais. Trata-se de dizer a verdade, de não mentir e manipular para obter o que se quer, sem deixar de sermos honestos também com nós mesmos. Não quero falsas promessas e mentiras na minha vida.

As duas razões mais importantes…

Porque eu tenho sentimentos. Eu poderia me apaixonar por você, poderia te amar porque, como pessoa, tenho sentimentos e sensibilidade pela vida e pelas outras pessoas. Porque acredito que você deve perguntar a si mesmo… e se fosse com você? E se o amante fosse você? Como você se sentiria?
Além disso, não quero causar nenhum mal à outra pessoa e às crianças, da mesma forma como não gostaria que causassem algum mal a mim. E, acima de tudo, não quero ser sua amante porque eu me amo e me valorizo.  Sou uma pessoa valiosa e não vou permitir que você diminua meu valor, que me compare com outra pessoa ou que minta para mim.
Não quero ser sua amante porque não tenho medo das carícias da solidão, e sim de me sentir sozinha estando com alguém. Não vou me esconder de nada nem de ninguém, porque me amo o suficiente para saber que você não me merece.

Um comentário :